quarta-feira, 15 de junho de 2011

               


 
                 
                    QUEM É IEMANJÁ


Yemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, ou 
Princesa de Aiocá e Maria, Srª dos Navegantes no paralelismo com a religião católica.
As várias religiões lhe dão nomes diversos.
 Aiocá é o reino das terras imaginárias  misteriosas da felicidade e da liberdade da África.

Esta é então a rainha, protectora da fauna e flora marítima, guia dos marinheiros, 
navegantes, pescadores.
  Em consequência disso, é também protectora   dos que se encontram perdidos
 nos mares duma  existência menos correcta, dirige também os humildes, os simples
 de coração, os fracos, os aprendizes, os ignorantes e todos os que se desviaram
 da rota da moralidade , navegando em ondas tempestuosas sem encontrar terra 
que lhe dê segurança  espiritual …
Senhora dos Mares, é símbolo da fecundidade, da procriação e do princípio vital surgido em suas águas, é também a imagem da fecunda pureza a ser seguida por aqueles que estão famintos de ajuda espiritual, sedentos de Justiça e necessitados de caridade.


No Brasil, são inúmeras as festividades que se fazem a Iemanjá, fazendo-se lindas celebrações sempre á beira-mar, e fazendo oferendas na água ou na areia da praia. Outras vezes colocam as oferendas num barquinho, que terá de passar por cima de 7 ondas, antes do largarem ao mar.
   A festa a Iemanjá celebra-se a 2 de Fevereiro e a côr de referência é o azul ou verde mar e o branco ou prateado.


  ORAÇÃO A IEMANJÁ
(Esta é a oração mais usada  nas celebrações ):
      



Poderosa forças das águas,Imãe Janaína
Saravá minha mãe Yemanjá
Leva para a profundeza do teu mar sagrado
Odoiá...todas as minhas desventuras e infortunios
Trás do teu mar todas as forças espirituais
Para alento de nossas necessidades
Paz,esperança,o dofi abá...
Saravá minha mãe yemanjá
O Dofiabá...

                          


Outras orações:
  2ª Oração





Iemanjá, eu te saúdo!
Oh! Iemanjá, senhora do mar.
Canto doce, acalento dos aflitos.
Mãe do mundo, tem piedade de nós.

Benditas são as benções
que vem do teu reino.
Meu coração e minha alma se
abrem para receber as tuas bênçãos.
Mãe que protege, que sustenta,
que leva embora toda dor.
Mãe que cuida
e zela pelos seus filhos
e os filhos de seus filhos.
Iemanjá, tua luz
norteia meus pensamentos
e tuas águas lavam minha cabeça.
Lava minha aura, lava tudo o que houver
em mim para limpar, para que eu
encontre a Paz, a Harmonia, o Amor 
e  a Abundância em minha vida!
Assim , sendo limpa(o) por ti e tuas ondas, 
terei constantemente o dever de gratidão para contigo
minha doce Sra , poder da Natureza!
Eu agradeço e confio!






O PODER DA NATUREZA, TEM SUA PERCENTAGEM NA ÁGUA








                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário