sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ENERGIA DA ESTRELA DE 5 PONTAS

 

        


   O Pentagrama é o símbolo da criação 
Suas origens estão perdidas no tempo. O pentagrama foi usado por muitos grupos de pessoas aos longo da História como símbolo de poder mágico. O Pentagrama é conhecido como a estrela do microcosmos, a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos.
 Na Europa Medieval era conhecido como “Pé de Druida” e como “Pé de Feiticeiro”, em outras épocas ficou conhecido como “Cruz dos Goblins”.
O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores.
Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:
Nascimento: O início de Tudo
Infância: Momento de aprendizagem do bem e do mal;  base
Maturidade: Fase da comunhão com outras pessoas, aprendizagem mais desenvolvida e aplicada.
Velhice: Fase de maior sabedoria
Morte: Tempo do término para um novo inicio
Eliphas Levi (Alpfonse Louis Constant ), lembrou-se de o utilizar revertido com as duas pontas viradas para cima  e com a figura de um bode (figura panteísta que era ornamento mágico no passado),fazendo desta linda estrela um conceito totalmente diferente, em que o bem e o mal estavam expostos. Por esse facto,  O Pentagrama,
infelizmente, é desde o século passado, um  símbolo da considerado de Bruxaria e muita gente pensa que esta estrela é feita só com sentidos maléficos, o que não é verdade, pois a sua essência é a
 representação o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com o Espírito Superior,(Pai /Mãe) ,o Homem e os 5 elementos (água,terra,fogo,ar e éter (espírito). É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deus/Deusa , já que também é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa).
As cinco pontas do pentagrama:

ESPÍRITO: Representa a parte de nós que é projecto divino. Em ambos os casos, denota os 4 elementos que são as outras 4 pontas.

ÁGUA: Representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.

FOGO: Representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.

TERRA: Representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

 AR:Representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
Sem ele , as partículas atómicas não existiriam, não haveria "respiração", isto é, transformação e mutação celular.

Antes desta má impressão se ter dado á estrela de 5 pontas, ela aparece na Cabala (estudo sobre a criação mais profunda do Homem e da Divindade ).Por isso ganhou força, que usada de forma errada, 
se podería conduzir a poderes menos bons. Eliphas e Papus, estudaram-na e usaram-na como protecção contra o mal até surgirem outras hipóteses.
Usando-a com muito respeito e boa energia, ela pode ser uma ajuda para nós.
                    

              

Sem comentários:

Enviar um comentário