sexta-feira, 6 de abril de 2012

PÁSCOA E SEU SIGNIFICADO


PÁSCOA E SEU SIGNIFICADO

A Bíblia dá-nos conta de que, Jesus de Nazaré, o mesmo que proclamava a Fé e o Amor incondicional como única fonte para alcançarmos a felicidade, morreu a uma 6ª feira , pregado a uma cruz e seu corpo foi colocado depois num sepulcro, onde ali permaneceu até que ao 3º dia ressuscitou, afastando os lençois e  a pesada pedra que o cobria. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a sua vitória contra a morte como a conhecemos. Páscoa, é portanto a festa do renascimento da vida,da liberdade ampla de toda a escravidão a que o género humano se sujeita durante a sua existência.
Aliás,
a celebração da páscoa vem desde o tempo de Moisés no êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, quando o objetivo era o de comemorar a libertação da escravidão. .. A celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica,  é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e comemorado o êxodo dos israelitas do Egito. A Liberdade e a vitória da escravidão presente numa outra passagem da história, sempre com o mesmo fundamento.

Na sua derivação e formação,a palavra Pascoa além de Pesach é derivada  do latim Pascae.Na Grécia Antiga, este termo é encontrado em certos documentos com o nome Paska e significa sempre “passagem”.

Em toda a região do Mediterrâneo,esta data coincide também com os  festejos  da passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.  É a festa da vida, em todos os seus tons.

Numa idade mais recente, associam-se  á festa da Páscoa coisas com conteúdos em diferentes e simbologias que tendem a  adaptar-se ao mesmo significado. Assim temos por exemplo o coelho, (símbolo da fertilidade) e os ovos pintados com côres brilhantes (representando a luz solar). Temos que lembrar que, na Idade Média os antigos povos pagãos europeus nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter que  quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana,  é Ceres (deusa da Terra e dos cereais).

Páscoa é, e deve ser entendida sempre como a festa da vida, do renascimento da luz que vem dar côr a toda a natureza!
NOTA:
Onde entra aqui,o chocolate, o exagero de comer e doces, o despesismo fácil…isso é que não posso explicar, nem eu nem ninguém, embora todos falem em santa Páscoa e desejem boa Páscoa uns aos outros. Pelos vistos, a ideia de Boa Páscoa é só para quem consegue ter uma mesa faustosa, sapatos novos, roupas a condizer e muitos…muitos chocolates e amêndoas! Tudo bem, é muito bom que isso possa acontecer. Mas também é bom que se diga, que Páscoa não tem nada a vêr com isso. Para se viver a verdadeira Páscoa, necessitamos matar em nós tudo o que é velho e é lixo, para deixarmos florir a paz, a fraternidade, a liberdade, a partilha. Nós precisamos urgentemente de fazermos a  Páscoa em nosso interior, deixar nascer em nosso peito essa promessa lançada um dia por alguém que nos quis ensinar o que teimamos em não querer vêr: só o amor consegue vencer o ódio e transportar todo o ser vivente ,da morte á vida! Essa é a grande lição que todos temos de aprender um dia,cedo ou tarde!...

Deixo-vos a Paz, dou-vos a minha Paz! Páscoa Feliz!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário