terça-feira, 23 de agosto de 2011

                      
   ESTE FIM DE SEMANA, O DEUS CRIADOR CONTEMPLOU-NOS COM
 TROVÕES  E CHUVA, 
EMBORA ESTEJAMOS EM AGOSTO. 
AO CONTEMPLAR A PAISAGEM E AO RESPIRAR PROFUNDAMENTE AQUELE CHEIRINHO A TERRA MOLHADA, LEMBREI-ME DAQUELAS PESSOAS QUE TANTO MEDO TÊM DA TROVOADA. 
DURANTE TODA A VIDA, OUVI RECITAR UMA ORAÇÃO A  SANTA BÁRBARA E S.GERÓNIMO, PARA A TROVOADA SE AFASTAR. COISA TÃO BONITA! COMO ACHO QUE ERA ÚTIL AS PESSOAS SABEREM TAMBÉM ALGUMA COISA DOS SANTOS DE QUE FALAM E A QUEM REZAM, AQUI DEIXO HOJE, UM PEQUENO RESUMO DA VIDA DESTA SANTA.
VEJAM LÁ SE A HISTÓRIA NÃO MERECE SER LIDA!...

Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. 
Conta a lenda que Bárbara era uma jovem muito bela, filha de Dióscoro Marciano, homem muito rico e poderoso, que por tal facto, desejava casar sua filha com alguém também com fortuna considerável.
Bárbara porém, conhecera pessoas que professavam a religião cristã,com quem se dava muito bem, tendo ela 
por isso, a sua vontade própria, recusando os maridos que o pai lhe arranjava, bem assim como a adoração a deuses greco-romanos que o seu pai  lhe exigia.
   Tendo Dióscoro de sair em viagem como era uso tradicional por vários factores, para que sua filha nada fizesse contra o que lhe era imposto , mandou-a para uma torre encerrada, tendo apenas lá no alto duas janelas.
 Porém, Bárbara entrou em meditação e ganhou conhecimentos ainda maiores acerca da religião que nessa altura era proibida no seu país. Cheia de Luz, ganhou novas forças.


 Aproveitando a  ausência do  pai, Bárbara mandou abrir no seu balneário uma terceira janela para que assim, segundo ela, recebesse uma luz que representasse a Santíssima Trindade. Por inspiração Divina,  teria desenhado uma cruz com o dedo,(que ganhou profundidade), no mármore da balneário e ali ficou profundamente gravada . Conforme vários relatos,essa cruz  teve efeitos milagrosos para os que, mais tarde, a tocaram. Além disso mandou destruir os ídolos pagãos que seu pai ali tinha.
Quando Dióscoro regressou da viagem, interrogou a filha que o  enfrentou dizendo que  continuava decidida a não casar com ninguém que o pai pretendia. mais do que isso, Bárbara sublinhou a sua crença em Jesus Cristo. então o pai  furioso, desembainhou a espada para a castigar, o que fez com que Bárbara fugisse por uma abertura na muralha  (que, segundo a lenda, se abriu para a passagem dela, tendo depois fechado novamente para escondê-la ).
Numa versão da Idade Média, que situa a história lendária de Bárbara perto de Atenas, a jovem teria depois sido protegida por mineiros de Láurio que a esconderam na sua mina.
Denunciada por um pastor, Bárbara teria sido entregue ao pai, que a levou a Dióscoro, máxima autoridade romana da cidade, acusando-a de professar o Cristianismo. Diz a lenda que, como punição, o pastor foi transformado em estátua de mármore e seu rebanho em gafanhotos.
Dióscoro quis perdoá-la, se Bárbara aceitasse os deuses de Roma, mas a jovem terminantemente recusou. Por várias vezes açoitada cruelmente, Bárbara teria pedido sempre o auxílio a Deus, tendo Jesus aparecido assegurando-lhe que estaria sempre a seu lado, de modo que as crueldades dos tiranos nada pudessem contra ela. Nesse momento, Bárbara teria sido curada e teria agradecido a Jesus, assegurando-lhe que o seguiria para sempre.
Não conseguindo demovê-la da sua fé,Dióscoro furioso, mandou-a  decapitar.  Bárbara teria sido levada ao alto de um monte onde se ajoelhou e pediu a Jesus que, na hora da sua iminente morte, a absolvesse de todos os seus pecados. Levada pela sua bondade, teria pedido também que a mesma graça fosse concedida a todos os que, em situações de morte iminente, implorassem a extrema unção por seu intermédio.
Depois de receber a garantia da satisfação destes pedidos, Bárbara teria sido decapitada pelo pai, em um dia 4 de dezembro. Continua a lenda que o céu escureceu, tornou-se tempestuoso e que, quando Dióscoro regresssava do monte, um raio o fulminou e reduziu a cinzas. 
Desta simples história, se tira a conclusão do porquê que ela foi dada como protectora dos mineiros e também das trovoadas.
                              
                ORAÇÃO DE SANTA BÁRBARA
         ( contra a trovoada e morte súbita)

Santa Bárbara,
 que sois mais forte que as torres das fortalezas
 e a violência dos furacões,
 fazei que os raios não me atinjam, 
os trovões não me assustem 
e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
 Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte 
erguida e rosto sereno
 todas as tempestades e batalhas de minha vida,
 para que, vencedor de todas as lutas,
 com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós,
 minha protetora, e render graça a Deus, criador do céu,
 da terra e da natureza: 
este Deus que tem o poder de dominar a furor das tempestades 
e abrandar a crueldade das guerras.
Santa Bárbara, rogai por nós!  

   2ª  ORAÇÃO 


Levantei-me pela manhã, a rezar a confissão,
E encontrei santa Bárbara bendita,
com um livro de ouro na mão.
- Donde vindes Santa Bárbara?
- Venho do mundo todo de espalhar as trovoadas,
Que andavam por aí espalhadas,
Para livrar a mulher do parto,
E de todo o sofrimento.
- Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento.
Minha alma magnífica engrandece o Senhor,
Meu espírito se alegra, no Divino Salvador
Santa Bárbara Bendita, que no céu estás inscrita, com papel e 
água benta,
Livra-nos desta tormenta!
Santa Bárbara se levantou, suas mãos santinhas lavou,
Uma cartilha nas mãos agarrou e S. Jerónimo lhe perguntou:
 «Aonde vais, ó Bárbara?»
«Vou espalhar as trovoadas!» 
«Espalha-as, lá para longe, para onde não haja pão nem vinho,
Nem galinhas a cantar,
Nem crianças a chorar,
Nem gemido de menino!»

Perdoai-me os meus pecados, que Vós sabeis quantos são.
Eu não os confessarei, nem ao cura nem ao frade,
Só os confessarei ao rei Divino, que é senhor de toda a verdade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário