domingo, 30 de outubro de 2011
FENIX - A FORÇA DA VIDA
A MITOLOGIA GREGA, BRINDA-NOS COM LENDAS LINDAS E SIMBÓLICAS, COMO É O CASO DESTA AVE DE GRANDE PORTE, FONTE DE INVEJA E TEMOR DE OUTRAS AVES, JÁ QUE EM SI ENCERRAVA BELEZA E IMPONÊNCIA SUI GÉNERIS. TERÍA PENAS BRILHANTES DOURADAS, COM REFLEXOS VERMELHOS E ROXOS E UM TAMANHO RELEVANTE, MAIOR QUE UMA ÁGUIA. ESTA ESTRANHA CRIATURA POSSUÍA AINDA UM CANTAR LINDO E MELODIOSO , QUE SE TORNAVA TRISTE POUCO TEMPO ANTES DA MORTE. SABENDO QUANDO IRÍA MORRER. ESCOLHIA ENTÃO RAMOS DE SALVIA, MIRRA E CANELA, FAZENDO COM ELES O SEU ESPAÇO PRÓPRIO (PIRA) ONDE VIRIA A ESPERAR A MORTE. ISSO ACONTECERÍA SEMPRE COM A COMBUSTÃO DO SEU CORPO, EM CHAMAS ARDENTE ELEVADA AO CÉU. APÓS SE TER TORNADO CINZA, A AVE JUNTAVA DE NOVO TODAS AS SUAS PARTÍCULAS, VOLTANDO Á SUA FORMA ANTERIOR, RENASCENDO ASSIM E VOANDO DE NOVO PARA O AZUL CELESTE QUE A ESPERAVA.
AS SUAS CINZAS MÁGICAS, SERÍAM CAPAZES DE DAR VIDA AOS MORTOS.
É CONHECIDA TAMBÉM UMA OUTRA HISTÓRIA EGÍPCIA, EM QUE O PÁSSARO SERIA UM POUCO MAIS PEQUENO QUE A FÉNIX, TODA CINZENTA, PARECENDO-SE COM UMA GARÇA MUITO ANTIGA E HOJE EXTINTA.
O SEU NOME POSSIVELMENTE, DEVE-SE A UM ERRO DE HERÓDOTO, HISTORIADOR GREGO, QUE AO ESCREVER SOBRE A ÁRVORE PHOENIX,ONDE DESCANSAVA A AVE,ESCREVEU PHOENIX (FÉNIX), DANDO LUGAR A QUE AS PESSOAS PENSASSEM QUE ELE ESTAVA A FALAR DO PÁSSARO E NÃO DA ÁRVORE.
ESTUDIOSOS DO ASSUNTO, CRÊEM QUE ESTA LENDA SURGIU DO ORIENTE E FOI ADAPTADA PELOS ANTIGOS SACERDOTES DO SOL (NAS RELIGIÕES PRIMITIVAS FAZIA-SE CULTO AO SOL),NUMA ALEGORIA DA NOITE E DIA, DO NASCER E PÔR DO SOL.
ENTRE OS CRISTÃOS, SERÁ O SÍMBOLO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
O INTERESSANTE DESTA LENDA MITOLÓGICA É QUE , COMO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS, O SEU SIGNIFICADO SIMBÓLICO ESTARÁ SEMPRE ACTUAL.
NA VERDADE, PARA HAVER RENASCIMENTO É NECESSÁRIA A MORTE.
COMEÇA PELA SINGELEZA DAS CÉLULAS HUMANAS ATÉ Á COMPLEXIDADE TODA QUE ELAS COMPORTAM, CONECTANDO-SE COM TUDO O QUE É VIDA DESDE A MAIS ÍNFIMA PARTÍCULA ATÓMICA.
É O SIMBOLO DA RESSURREIÇÃO E VIDA ETERNA. DO NEGRO DAS CINZAS E DA CÔR VERMELHA LUZENTE DO SANGUE; O INFERNO DE CHAMAS E A VIDA PLENA DE BELEZA E FORÇA. DO YIN E DO YANG QUE COMPÕE A MORTE E O NASCIMENTO.
A FÉNIX É O SIMBOLO DA PRÓPRIA VIDA !...
NESTE MOMENTO DE RENOVAÇÃO, PENSEMOS UM POUCO NESTA AVE E NO QUE ELA REPRESENTA. CADA UM DE NÓS, TEM EM SI A MORTE, MAS TAMBÉM A VIDA. SOMOS AVES VOANDO RUMO A UM FOGO DESCONHECIDO DE TRANSMUTAÇÃO, EM QUE O NOSSO CORAÇÃO, TEM DE FAZER ARDER TODO O ÓDIO, RANCÔR E IMPERFEIÇÕES DIVERSAS, PARA DAR LUGAR AO VERDADEIRO AMOR COMO UMA CHUVA QUE NOS FAZ MAL PRIMEIRO E DA QUAL ATÉ NEM GOSTAMOS MUITO, MAS DEPOIS QUANDO VEM O SOL, COMPREENDEMOS QUE TUDO FOI NECESSÁRIO PARA O CRESCIMENTO E ALVORADA SALUTAR DE TUDO QUANTO EXISTE.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário